As montanhas formam-se através de diversos processos geológicos. Assim, podemos considerar 4 tipos diferentes de montanhas: vulcânicas, erodidas, falhadas e dobradas.
Montanhas Vulcânicas → São os famosos vulcões que apresentam na maioria dos casos, uma parte emersa que por sua vez parte de uma sucessão de grandes vulcões. O Havaí é a região com o maior nº de vulcões. O Mauna Kea (4.205 m) é um exemplo de montanha vulcânica.
Montanhas Erodidas → São formadas pela maldita erosão, que são os desgastes de rochas causadas pelas águas, pelos ventos, pelas variações de temperatura e pelos seres vivos. O Grand Canyon é exemplo de montanha erodida.
Montanhas de falhas → São formadas pela vertical criada ao longo de grandes planos de falha originando grandes massas de blocos escarpados. Esse tipo de montanha é muito comum nos Estados Unidos, como acontece na Serra da Nevada.
Montanhas dobradas → São as mais típicas e frequentes, conhecidas como dobramentos. Foram formadas pelo rápido (ironia) movimento das placas tectônicas convergentes (que se chocam), esse choque entre massas continentais ao longo do tempo unem as massas formando uma cadeia montanhosa. Um exemplo é o famoso Himalaia, onde está localizado o Monte Everest, o pico mais alto do mundo.
A ironia num blog que pretende passar conhecimento é no mínimo desproposita. Detestei
ResponderExcluir